Situado em uma encosta de 5 m a 15 m de altura e inclinação média em torno dos 60°, o setor apresenta moradias em alvenaria com acesso por vias pavimentadas e presença de árvores e vegetação rasteira no meio da encosta. A área possui ainda taludes de corte com 10 m de altura máxima e 90° de inclinação, com moradias entre 0 e 1 m de distância da base e 2 m do topo do talude.
O diagnóstico constatou trincas em moradias, muros inclinados e embarrigados e cicatrizes de escorregamentos nos taludes de corte acima e abaixo das unidades. Há presença de surgência (nascente ou brotamento de água) na base do talude de corte localizado no fundo de moradias. O sistema de drenagem superficial é precário.
O histórico de ocorrências e a possibilidade de novo escorregamento colocam em risco 6 edificações. As recomendações técnicas são: remoção definitiva de todas as moradias; limpeza de lixo; melhorias no sistema de drenagem superficial; implantação de estruturas de contenção de médio a grande porte, obras de contenção passivas e ativas (muros de gravidade, cortinas etc.); e eventuais serviços de terraplenagem.
Situado em uma encosta com altura entre 10 m e 15 m e inclinação entre 30° e 60°, o setor possui vias pavimentadas, árvores, vegetação rasteira e moradias de alvenaria, algumas encostadas em taludes de corte com 10 m de altura e até 90° de inclinação. No local, verificam-se moradias com trincas, muros inclinados e embarrigados e cicatrizes de escorregamento nos taludes abaixo das residências, causando o descalçamento delas. Há ainda presença de depósito de lixo e entulho e lançamento de água servida na crista da encosta/talude, o que compromete o já precário sistema de drenagem superficial.
Há ocorrências passadas de escorregamento e a possibilidade de novo acidente, assim como a erosão pelo lançamento de águas ou esgoto em solo exposto, situação que afeta 42 edificações. Recomendações do plano: limpeza de lixo e entulho; melhorias no sistema de drenagem superficial; remoção definitiva de todas as moradias do setor ou implantação de estruturas de contenção de médio a grande porte, envolvendo obras de contenção passivas e ativas (muros de gravidade, cortinas etc.); e eventuais serviços de terraplenagem.
O setor compreende uma encosta de 5 m a 10 m de altura e 60° de inclinação, que inclui talude de corte de até 10 m de altura e 90° de inclinação, cujo topo possui moradias a apenas 1 m de distância. O local possui árvores, vegetação rasteira e o cultivo de bananeiras. As moradias são de alvenaria com acesso por vias pavimentadas.
O sistema de drenagem superficial é precário e ocorre, na superfície, lançamento de água servida ou vazamento de tubulação de esgoto e água. Moradias apresentam trincas e notam-se cicatrizes de escorregamento no terreno, resultado de ocorrências passadas. A possibilidade de novo escorregamento e de erosão na crista e meio de talude afeta 39 edificações. As recomendações são: limpeza de lixo e entulho no setor; melhorias no sistema de drenagem superficial; estruturas de contenção localizadas de pequeno a médio porte; e implantação de proteção superficial vegetal em taludes.
O setor conta com vias pavimentadas, árvores e vegetação rasteira. As moradias são de alvenaria e ocupam a base e o topo de taludes de corte e aterro, que têm 6 m e 2 a 3 m, respectivamente.
O sistema de drenagem superficial é precário e há depósito de solo, lixo e entulho sobre a encosta e o talude de corte. Pode ser observada a ocorrência de trincas no terreno (aterro) e muros embarrigados, o que indica a possibilidade de escorregamento no talude e no depósito de lixo. A situação afeta 20 edificações. Recomendações: limpeza de lixo e entulho; melhorias no sistema de drenagem superficial; estruturas de contenção de pequeno porte; implantação de proteção superficial vegetal em taludes com solo exposto.
Na encosta com altura entre 5 m e 10 m e inclinação de 60°, as moradias são de alvenaria e as vias, pavimentadas. Residências são encontradas no topo e na base de taludes de corte (6 m, 90°) e sobre taludes de aterro (3 m, 90°). O sistema de drenagem superficial é precário e há vazamento de tubulação de água e/ou esgoto.
O estudo observou trincas no terreno e a possibilidade de escorregamentos nos taludes e de erosão em áreas com solo exposto, o que põe em risco 19 edificações. Recomendações: limpeza de lixo e entulho; melhorias no sistema de drenagem superficial; estruturas de contenção localizadas de pequeno porte; e implantação de proteção superficial vegetal em taludes.
O setor possui moradias de alvenaria e vias pavimentadas. Porém, um talude de corte com 6 m de altura máxima e 90° de inclinação tem moradias no topo e na base. Nota-se no local a presença de cicatriz de escorregamento e a possibilidade de novo acidente, além de erosão de áreas com solo exposto, colocando em risco 56 edificações. As recomendações são: limpeza de lixo e entulho; melhorias no sistema de drenagem superficial; estruturas de contenção de pequeno a médio porte; e implantação de proteção superficial vegetal.
Na encosta com inclinação de 30°, a área urbana está consolidada, com moradias de alvenaria, vias pavimentadas e lotes pontualmente sem ocupação. Apesar do sistema de drenagem superficial ser precário, não foram observados indícios de movimentações. Eventuais riscos envolvem 73 edificações. As recomendações do plano são: limpeza de lixo; melhorias no sistema de drenagem superficial e implantação de proteção superficial vegetal em taludes com solo exposto.
Moradias de alvenaria, vias pavimentadas, alguns lotes desocupados e algumas unidades demolidas mostram uma área urbana consolidada, instalada sobre encosta com inclinação de 30°. Apesar do sistema de drenagem superficial precário, não foram observados indícios de movimentações. Eventuais riscos envolvem 145 edificações. Recomendações: limpeza de lixo; melhorias no sistema de drenagem superficial e implantação de proteção superficial vegetal em taludes com solo exposto.
O setor, com moradias de alvenaria e vias pavimentadas, apresenta um talude de corte de 3 m de altura máxima e 90° de inclinação com moradias no topo e na base. Trata-se de área urbana consolidada, com presença de árvores, vegetação rasteira e lotes pontualmente sem ocupação. O sistema de drenagem superficial é precário e existe a possibilidade de escorregamento em encosta e talude, o que afeta 175 edificações. Recomendações: limpeza de lixo; melhorias no sistema de drenagem superficial; e implantação de proteção superficial vegetal em taludes com solo exposto.
O setor tem edificações construídas em alvenaria com bom padrão de construção distribuídas ao longo de planície fluvial. A área apresenta uma vala de drenagem localizada entre a via férrea da RFFSA e uma via não pavimentada. O sistema de drenagem superficial é precário e existe possibilidade de escorregamentos em talude de corte e erosão de áreas com solo exposto, afetando 11 edificações. Recomendações: limpeza de lixo e entulho; melhorias no sistema de drenagem superficial; estruturas de contenção de pequeno porte; implantação de proteção superficial vegetal em taludes com solo exposto.