O setor está no encontro do Córrego das Lavras com o Rio Taiaçupeba Mirim. Há moradias de alvenaria com acesso por vias parcialmente pavimentadas e unidades localizadas a uma distância de 6 a 8 m do topo de taludes marginais, com até 2 m de altura e inclinação entre 3° e 10°. O sistema de drenagem superficial é precário e nota-se o lançamento de águas servidas na superfície. Alagamento e inundação das moradias e solapamento do talude marginal são riscos para 9 edificações. São recomendados: limpeza de lixo e entulho; melhorias no sistema de drenagem superficial; limpeza e desassoreamento do canal de drenagem.
Situado em encosta e margem de córrego com inclinação entre 10° e 60°, o setor tem moradias de alvenaria acessíveis por vias parcialmente pavimentadas. Há presença de árvores e vegetação rasteira, mas o sistema de drenagem superficial é precário. O Rio Taiaçupeba Mirim está na base da encosta, que atinge de 5 m a 8 m de altura. Há moradias localizadas do topo e na base dela. A área tem ainda taludes de corte (4 m, 90°), com moradias entre 0 e 2 m da base e do topo, e taludes de aterro (2 m), com edificações na base e a 1 m do topo. O processo de alagamento e inundação das moradias e solapamento do talude marginal ameaça 7 edificações. Recomendações: limpeza de lixo e entulho; melhorias no sistema de drenagem superficial; limpeza e desassoreamento do canal de drenagem.
O diagnóstico do setor mostra ocupação de encosta e margem do Rio Taiaçupeba Mirim (inclinação entre 10° e 90°) por moradias de alvenaria e, pontualmente de madeira, com acesso por vias parcialmente pavimentadas. As unidades localizam-se no topo e meio da encosta, de altura entre 15 m e 18 m e inclinação entre 60° e 90°. Há ainda taludes de corte (10 m a 12 m, 90°), com moradias entre 0 e 1 m de distância da base e entre 0 e 0,5 m do topo do talude, e taludes marginais (2 m), com moradias distantes entre 7 m e 10 m do topo.
O sistema de drenagem superficial é precário, há depósito de lixo e entulho sobre a encosta e verificam-se trincas em moradias, árvores inclinadas e cicatriz de escorregamento. O processo de escorregamento, erosão e solapamento de talude põe em risco 11 edificações. São recomendações do plano: remoção definitiva de todas as moradias do setor; limpeza de lixo e entulho; melhorias no sistema de drenagem superficial; obras de terraplenagem para acerto ou abatimento de talude e de drenagem e proteção superficial; implantação de estruturas de contenção de médio a grande porte, eventuais serviços de terraplenagem; proteção superficial vegetal em taludes com solo exposto; limpeza e desassoreamento do canal de drenagem.
Moradias de alvenaria, com acesso por vias parcialmente pavimentadas, ocupam o topo e o meio da encosta de 10 m a 22 m (inclinação entre 10° e 60°) na margem do Rio Taiaçupeba Mirim. A área apresenta taludes de corte (2 a 4 m, 90°) com residências entre 0 e 2 m da base e 0 e 3 m do topo, além de taludes marginais (2 m) com moradias distantes entre 6 e 8 m do topo. A área conta com árvores e vegetação rasteira, mas o sistema de drenagem superficial é precário e o local apresenta depósito de lixo e entulho sobre a encosta e o talude marginal. Percebe-se ainda a ocorrência de trincas em moradias, árvores inclinadas e cicatriz de escorregamento.
O processo de escorregamento, erosão e solapamento do talude marginal coloca em risco 39 edificações. O plano recomenda: limpeza de lixo e entulho; melhorias no sistema de drenagem superficial; obras de terraplenagem para acerto ou abatimento de talude com obras de drenagem e proteção superficial; implantação de estruturas de contenção de médio a grande porte (muros de gravidade, cortinas etc.), serviços complementares de terraplenagem; proteção superficial vegetal em taludes com solo exposto; limpeza e desassoreamento do canal de drenagem.
Situado em trecho do Rio Taiaçupeba Mirim, o setor ocupa encosta (5 m a 10 m) e margem de córrego com inclinação em torno de 30°. As moradias de alvenaria, acessíveis por vias parcialmente pavimentadas, estão localizadas no topo e na base da encosta e próximas a um talude marginal (2 m). Taludes de corte (2 a 4 m, 90°) possuem moradias entre 0 e 2 m de sua base e topo. O sistema de drenagem superficial é precário. Escorregamentos, erosão e solapamento do talude marginal são riscos para 37 edificações. O plano recomenda: limpeza de lixo; melhorias no sistema de drenagem superficial e limpeza e desassoreamento do canal de drenagem.
Localizado em encosta (6 m a 12 m) e margem de córrego com inclinação de 60° a 90°, com presença de drenagem intermitente na base da encosta, o setor possui moradias de alvenaria no topo, acessíveis por vias parcialmente pavimentadas. Taludes de corte (2 a 4 m, 60° a 90°) possuem moradias entre 0 e 2 m de sua base e a 5 m do topo, enquanto taludes de aterro (de até 4 m) ficam na base de edificações.
O sistema de drenagem superficial é precário. Escorregamentos, erosão e solapamento de talude colocam em risco 8 edificações. Recomendações: limpeza de lixo e entulho; melhorias no sistema de drenagem superficial; implantação de proteção superficial vegetal em taludes com solo exposto; limpeza e desassoreamento do canal de drenagem.
O setor ocupa encosta (30° a 90°) e margem do Rio Taiaçupeba Mirim. As moradias são de alvenaria e estão na base da encosta, acessíveis por vias parcialmente pavimentadas. Estão próximas também de taludes de corte (12 m, 90°) e marginais (2 m). O sistema de drenagem superficial é precário, há lançamento de águas servidas no talude marginal e depósito de lixo e entulho sobre encosta e talude marginal. O diagnóstico constatou trincas no terreno e cicatrizes de escorregamento.
A possibilidade de novos escorregamentos, erosão e solapamento do talude afeta diretamente 22 edificações. O plano recomenda: remoção definitiva de 5 moradias indicadas no setor; limpeza de lixo e entulho; melhorias no sistema de drenagem superficial; implantação de estruturas de contenção de médio a grande porte, envolvendo obras de contenção passivas e ativas (muros de gravidade, cortinas etc.); proteção superficial vegetal em taludes com solo exposto; limpeza e desassoreamento do canal de drenagem.